responsive site templates

© CBMVHA 2020

SOBRE NÓS

FUNDAÇÃO

Em 1981, o Conselho Federal de Medicina Veterinária edita a Portaria nº 004, de 26 de março de 1981 criando uma comissão para viabilizar a criação e implantação de uma Associação de Profissionais de Higiene de Alimentos, que seria o embrião do Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos.

Esta comissão foi composta pelos médicos veterinários:

José Cezar Panetta, Miguel Cione Pardi, Paulo Caldeira Brant, Glênio Cavalcanti de Barros e Donato Sylvestre Scharra

DIRETORIAS AO LONGO DA HISTÓRIA

Primeira
Diretoria

A primeira diretoria tomou posse para uma gestão de 4 anos (Gestão 1987/1991), sendo assim constituída:

Presidente: Miguel Cione Pardi
Vice-Presidente: Glênio Cavalcanti de Barros
Secretário: Zander Barreto Miranda
Tesoureiro: Antônio Carlos Santos Ferreira 

Segunda Diretoria

A segunda diretoria geriu a entidade por 2 anos (Gestão 1991/1993), e estava assim constituída:

Presidente: José Christovam dos Santos
Vice-Presidente: Francisco Sérgio Ferreira Jardim
1º Secretário: Zander Barreto Miranda
2º Secretário: Olavo Silva de Vargas
1º Tesoureiro: Nelmon Oliveira da Costa
2º Tesoureiro: José de Arimatea Freitas 

Terceira Diretoria

No ano de 1993, é eleito Presidente Zander Barreto Miranda, entusiasta que traria a entidade ao nível atual e que até hoje é lembrado por sua contribuição no nosso Colégio. Sua diretoria (Gestão 1993/1995) era formada por:

Presidente: Zander Barreto Miranda
Vice-Presidente: José Cezar Panetta
1º Secretário: Glênio Cavalcanti de Barros
2º Secretário: Nádia Maria Bueno Fernandes Dias
1º Tesoureiro: Nelmon Oliveira da Costa
2º Tesoureiro: Francisco Sérgio Ferreira Jardim 

Quarta Diretoria

No ano de 1995 as gestões voltaram a ter um período de 4 anos, formato que permanece até a atualidade. A diretoria neste período (Gestão 1995/1999) estava assim constituída:

Presidente: José Cezar Panetta
Vice-Presidente: Pedro Marinho de Carvalho Neto
1º Secretário: Nádia Maria Bueno Fernandes Dias
2º Secretário: Simplício Alves de Lima
1º Tesoureiro: Nelmon Oliveira da Costa
2º Tesoureiro: João Vieira Neto 

Gestão 1999 - 2003


Presidente: Nádia Maria Bueno Fernandes Dias
Vice-Presidente: Amilson Pereira Said
1º Secretário: Eduardo Batista Borges
2º Secretário: José Cezar Panetta
1º Tesoureiro: Nelmon Oliveira da Costa
2º Tesoureiro: Raimundo Nelson Souza da Silva  

Gestão 2003 - 2007


Presidente: Zander Barreto Miranda
Vice-Presidente: Henry Antonio Carlesso
1º Secretário: Simplício Alves de Lima
2º Secretário: Renato Luiz Lobo Miró
1º Tesoureiro: Sérgio Henrique Emerick
2º Tesoureiro: Raimundo Nelson Souza da Silva 

Gestão 2007 - 2011


Presidente: Sibelli Passini Barbosa Ferrão
Vice-Presidente: Zander Barreto Miranda
1º Secretário: Simplício Alves de Lima
2º Secretário: José Cezar Panetta
1º Tesoureiro: Eliana de Fátima Marques de Mesquita
2º Tesoureiro: Henry Antônio Carlesso 

Gestão 2011 - 2015


Presidente: Sibelli Passini Barbosa Ferrão
Vice-Presidente: Zander Barreto Miranda
1º Secretário: Simplício Alves de Lima
2º Secretário: José Cezar Panetta
1º Tesoureiro: Anete Lira da Cruz
2º Tesoureiro: Eliana de Fátima Marques de Mesquita 

Gestão 2015-2019


Presidente: Pedro Marinho de Carvalho Neto
Vice-Presidente: Sibelli Passini Barbosa Ferrão
1º Secretário: Simplício Alves de Lima
2º Secretário: Zander Barreto Miranda
1º Tesoureiro: Eduardo Batista Borges
2º Tesoureiro: Fernando Fernandes Fagundes  

............................................................................................................................................

DIRETORIA QUADRIÊNIO 2019/2023

Mobirise

Presidente

FERNANDO FAGUNDES FERNANDES é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2000), Mestre em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal pela Universidade Federal Fluminense (2012) e Especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (2014), além de ter Curso Superior de Política e Estratégia pela CSUPE/Escola Superior de Guerra - ESG (2017). É Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desde 2002 e foi Chefe do Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários - SIPAG/SFA-DF de 2004 a 2008. Atualmente é Chefe da Divisão de Inspeção - DINSP/CSI/CGI/DIPOA, que trata diretamente de inspeção no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal. 

Vice-presidente

 SIBELLI PASSINI BARBOSA FERRÃO possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2006). Atualmente é professora Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, trabalhando na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e atuando principalmente nos temas: fraudes, qualidade e perfil proteômico de leite e derivados.

Mobirise
Mobirise

1º Secretário

TIAGO LUÍS PRETTO, é Médico Veterinário formado pela Universidade de Passo Fundo (2004), Especialista em Inspeção Higiênico-Sanitária de Produtos de Origem Animal pelo Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos (2011) e Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Atuou em empresas como Frigorífico Gassen (Diretor Técnico), Frigorífico Silva (Gerente Industrial), Marfrig Group (Gerente da Garantia da Qualidade), Frigorífico Mercosul, Avipal, dentre outras. Atualmente é consultor na Poabilit Assessoria Agroindustrial. 

2º Secretário

RAUL RIBEIRO DE CARVALHO é Médico Veterinário graduado pela Universidade Federal Fluminense (1979); Cientista Social graduado pela Universidade Federal Fluminense (1990); Mestre em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997) e Doutor em Medicina Veterinária (Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal Fluminense, ministra aulas no Curso de Graduação em Medicina Veterinária, nas Disciplinas Sociologia das Sociedades Agrárias; Políticas Públicas para o Desenvolvimento Rural Sustentável, Alimentação e Sociedade. Na Pós-Graduação ministra a disciplina Alimentação, Tecnologia e Saúde. 

Mobirise
Mobirise

1º Tesoureiro

RONALDO GIL PEREIRA é Médico Veterinário, Especialista em Segurança Alimentar e Qualidade Nutricional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Auditor Fiscal  Federal Agropecuário aposentado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Membro de missões internacionais em Portugal, Itália, Alemanha e Suíça, para habilitação de estabelecimentos exportadores de cárneos e lácteos para o Brasil. Coordenador pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DIPOA, de projetos para adesão e implantação do SISBIPOA em Estados e Municípios. Atualmente é Diretor do Núcleo de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Município do Rio de Janeiro – SIM-RIO/POA.

2º Tesoureiro

 SIMPLÍCIO ALVES DE LIMA é Médico Veterinário formado pela Universidade Estadual do Ceará (1981), Especialista em Inspeção, Higiene, Tecnologia e Controle de Qualidade da Carne de Aves pela Universidade Federal de Uberlândia (1983), Especialista em Toxicologia Animal pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e Especialista em Vigilância Sanitária de Alimentos pela Universidade Estadual do Ceará (2009). É Servidor Público do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento desde 1975, recebendo diversos prêmios pela relevância dos serviços prestados, dentre os quais, eleito para a cadeira 29 da Academia Cearense de Medicina Veterinária (2010). Atualmente é Secretário de Finanças do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários – ANFFASINDICAL. 

Mobirise